Mais de 35 milhões de beneficiários do INSS precisaram realizar todos os anos a famosa “prova de vida” para continuarem a receber seus benefícios previdenciários, como aposentadoria, pensão, etc.
Esta “prova de vida” é um procedimento burocrático utilizado para evitar fraudes no recebimento de benefícios.
Desde março de 2020 (início da pandemia) o INSS suspendeu a obrigatoriedade deste procedimento e continuou pagando todos os benefícios normalmente.
Contudo, a partir de junho de 2021 a prova de vida volta a ser obrigatória e seguirá o calendário abaixo:
Se você ainda tem dúvidas sobre a “prova de vida” acompanhe as perguntas e respostas a seguir:
Conteúdo
- 1 1) Quem precisa fazer a prova de vida do INSS?
- 2 2) O que muda na prova de vida em 2021?
- 3 3) Por que o beneficiário precisa fazer prova de vida?
- 4 4) Como saber se eu preciso fazer a prova de vida?
- 5 5) Quem pode realizar a “prova de vida” através do celular?
- 6 6) Como funciona a prova de vida pelo celular?
- 7 7) A prova de vida pelo celular tem validade oficial ou é apenas um teste?
- 8 8) Ainda tenho dúvidas sobre a prova de vida pelo celular. Onde consigo maiores informações?
- 9 9) Quem não foi selecionado para fazer a prova de vida pelo celular precisará ir até o banco?
- 10 10) E quem não puder ir ao banco? O que fazer?
- 11 11) Quem mora no exterior seguirá o mesmo calendário de bloqueio de pagamento?
- 12 12) Perdi o prazo e meu benefício foi bloqueado. O que devo fazer?
1) Quem precisa fazer a prova de vida do INSS?
Todos os cidadão que recebam seu benefício previdenciário através de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.
2) O que muda na prova de vida em 2021?
Primeiro, é importante você entender que a prova de vida não foi suspensa em 2020 ou 2021.
Milhões de segurados fizeram a prova de vida no ano de 2020 e neste ano de 2021. O que o INSS fez foi realizar os pagamentos desde março de 2020, sem ocasionar o bloqueio do pagamento, suspensão ou cessação do benefício, o que provocaria o deslocamento do beneficiário a uma agência bancária para regularização.
Ou seja, mesmo que o beneficiário não fizesse a prova de vida, não ficaria sem receber o pagamento. O que retorna agora é essa rotina de bloqueio, suspensão e cessação.
Os beneficiários do INSS que foram convidados a realizar a “prova de vida” através do projeto-piloto (teste) da biometria facial devem realizar o procedimento através do aplicativo do MeuGov.br (download através deste link) ou pelo site ou aplicativo do Meu INSS (acessar por este link).
3) Por que o beneficiário precisa fazer prova de vida?
A prova de vida é um procedimento obrigatório contido em Lei, cujo objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Caso não faça a “prova de vida” o beneficiário poderá ter o bloqueio do pagamento do seu benefício e até mesmo o cancelamento.
4) Como saber se eu preciso fazer a prova de vida?
O cidadão possui 3 alternativas para verificar quando e onde fazer a sua “prova de vida”, a saber:
a) No próprio banco onde recebe seu benefício.
b) Pelo site ou aplicativo do Meu INSS.
c) Pele telefone do INSS: 135.
5) Quem pode realizar a “prova de vida” através do celular?
Algumas pessoas já podem fazer a prova de vida por biometria facial pelo celular.
Esse projeto começou em 2020 e, para saber se já está disponível para você, acesse o site do Meu INSS e faça seu login.
6) Como funciona a prova de vida pelo celular?
O cidadão precisa fazer o download em seu celular de dos dois aplicativos disponíveis para isto: MeuGov.br (download através deste link) ou MeuINSS (download por este link).
Após fazer o download, basta se cadastrar, entrar com login e senha e seguir as instruções que aparecerão.
Depois de finalizar a prova de vida por biometria facial, o segurado poderá verificar o resultado pelos próprios aplicativos ou no site do Meu INSS.
7) A prova de vida pelo celular tem validade oficial ou é apenas um teste?
A prova de vida feita por meio da biometria facial tem validade oficial. Ou seja, fazendo a prova de vida pelo celular você não precisará se deslocar até seu banco para fazê-la novamente.
8) Ainda tenho dúvidas sobre a prova de vida pelo celular. Onde consigo maiores informações?
No site do INSS (www.gov.br/inss/pt-br) existe muita informação, tutoriais e vídeos explicando como realizar a prova de vida através do celular.
Além disso, é possível contar com o atendimento telefônico pela Central de Atendimento do INSS (número 135)
Obs.: O funcionamento do atendimento por telefone ocorre de segunda a sábado, das 7 horas da manhã às 10 horas da noite.
9) Quem não foi selecionado para fazer a prova de vida pelo celular precisará ir até o banco?
Sim. A prova de vida deve ser feita em uma agência do banco em que recebe o cidadão recebe seu benefício. O prazo para fazer é o mesmo mês em que realizou a última prova de vida no ano anterior.
Ou seja, a pessoa terá que ver qual a última prova de vida e olhar o cronograma do início desta matéria.
Por exemplo: quem fez prova de vida em abril de 2019 e deveria fazer novamente em abril de 2020 e não fez, deverá fazer até junho de 2021.
A documentação a ser levado até o banco no dia da prova de vida é:
- Documento de identidade oficial com foto e na validade (por exemplo: RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho).
A boa notícia é que alguns bancos já possuem o serviço de biometria para a realização da prova de vida. Este serviço pode ser encontrado nos caixas eletrônicos ou nos próprios aplicativos do banco.
Portanto, antes de se deslocar até o banco, consulte essa informação com o seu banco.
10) E quem não puder ir ao banco? O que fazer?
Se o cidadão tem dificuldades de locomoção ou tem alguma doença que o impeça de ir até o banco, poderá fazer a “prova de vida” através de um procurador.
Contudo, ressaltamos ser necessário o cadastramento prévio da procuração no INSS.
Esta alternativa de realizar a a prova de vida por procuração também é uma alternativa para beneficiários do INSS que moram no exterior.
11) Quem mora no exterior seguirá o mesmo calendário de bloqueio de pagamento?
Não. Quem mora no exterior deve ficar atento para a divulgação de um calendário específico (sem data definida ainda para ser lançado).
12) Perdi o prazo e meu benefício foi bloqueado. O que devo fazer?
Caso o pagamento só esteja bloqueado ou o benefício esteja suspenso, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a prova de vida. Com isso, o benefício pode ser reativado e os pagamento liberados.
Em casos de cessação do benefício, a pessoa deve pedir a reativação do benefício pelo Meu INSS.
Nota 1: Nosso site (consultameuinss.com.br) tem caráter meramente informativo e não possui qualquer vínculo com o INSS. Portanto, para receber as informações oficiais, registrar reclamações ou tirar dúvidas aconselhamos a ligação para o telefone do INSS: 135.
Nota 2: Somente insira seus dados pessoais no site oficial do INSS. Tome cuidado para não acessar sites piratas e ser vítima de golpes.
Crédito das imagens: People photo created by asier_relampagoestudio – www.freepik.com
Rafael Guedes nasceu no Rio de Janeiro, se formou em Ciências Atuarias na UERJ e está finalizando também o curso de Ciências Contábeis. Trabalhou em diversas empresas de consultoria e decidiu criar este espaço para ajudar milhões de brasileiros a conhecerem melhor os diversos benefícios oferecidos pelo INSS.
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