O INSS está adotando diversas medidas inovadoras para otimizar o atendimento aos cidadãos e, consequentemente, acelerar a concessão de benefícios.
Dentro deste cenário, o INSS publicou a Resolução 695 (Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo) com a descrição de todas estas ações prioritárias para a melhoria do atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social.
Renato Vieira, presidente do INSS, afirma: “O objetivo foi consolidar as principais iniciativas que estão sendo adotadas pelo INSS nos últimos meses para criar uma sinergia maior entre elas e, acima de tudo, acelerar a análise dos requerimentos dos cidadãos e zerar o estoque de processos com prazo legal expirado, ou seja, 45 dias”.
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Aumento da Produtividade
Uma das medidas da Resolução 695 é a tentativa de aumentar a produtividade dos funcionários do INSS que trabalham na análise dos requerimentos.
Ou seja, esta medida não inclui os funcionários que lidam diretamente com o atendimento ao públicos nas diversas agências da Previdência Social.
Com esta medida a remuneração destes funcionários dependerá do alcance de uma meta mensal de 90 pontos e cada processo analisado pelo servidor terá uma pontuação específica de acordo com a complexidade.
O INSS informou que 60% dos funcionários que trabalham com análise de processos e requerimentos aderiram a esta nova forma de trabalho com meta mensal.
Adicionalmente, o INSS também está oferecendo a possibilidade destes funcionários trabalharem em casa (teletrabalho). Contudo, nestes casos a meta mensal de pontos sobe de 90 para 117.
Melhoria do Desempenho
Teve início em julho de 2019 o “Programa Especial de Análise de Benefícios” com a adesão de 11.000 servidores do INSS que poderão receber uma bonificação por cada processo analisado além da meta mensal ou fora do expediente de trabalho.
Além disso, foi regulamentada a gratificação por desempenho para os servidores do INSS, uma vez que este desempenho não estava sendo checado desde 2015 e deveria constituir uma parcela significativa na remuneração dos servidores.
Readequação da força de trabalho
Para acelerar a concessão de benefícios o INSS está fazendo uma readequação da sua força de trabalho e aumentando o número de servidores com a função de análise dos requerimentos.
O objetivo é aumentar o número de servidores dedicados exclusivamente para a análise de requerimentos de 3.400 para 6.000.
Simplificação
O INSS deu início a uma medida visando simplificar as suas normas para facilitar o trabalho do servidores e evitar erros em função da burocracia exagerada e das inúmeras rotinas, regras e procedimentos.
Automatização de processos e Revolução Digital
Uma das maiores revoluções no atendimento do INSS é a concessão de benefícios a distância feita pela internet através do Portal Meu INSS.
Nestes casos, a solicitação do benefício do INSS não precisa ser encaminhada para análise dos servidores, contribuindo para evitar erros humanos e proporcionando maior agilidade na resposta ao cidadão.
Atualmente, cerca de 1.500 benefícios por dia são concedidos de forma automática pelo site do INSS e a intenção é que este número aumente de forma exponencial e o atendimento nas agências do INSS seja algo raro de acontecer.
O INSS informa que em julho de 2019 conseguiu finalizar a digitalização de todos os serviços e, portanto, todos eles podem ser acessados a distância sem o cidadão precisar se deslocar até uma agência da Previdência Social.
Sendo assim, através da internet ou do telefone do INSS (número 135), os cidadãos podem solicitar um benefício, consultar o andamento deste pedido, receber um benefício ou recorrer da decisão do órgão.
Evolução
O INSS recebe em média 1 milhão de novos requerimentos por mês. Contudo, infelizmente, o prazo médio atual de resposta é maior do que o prazo máximo previsto em lei de 45 dias.
Com estas novas medidas, a meta é realizar mais de 100.000 concessões de benefícios por mês de forma automática.
O presidente do INSS, Renato Vieira, diz: “Sem dúvida, haverá um significativo ganho de produtividade com todas essas medidas inovadoras”.
Fonte: www.inss.gov.br/resolucao-publicada-pelo-inss-vai-acelerar-concessao-de-beneficios/
Nota 1: Nosso site tem caráter meramente informativo e não possui qualquer vínculo com o site do Meu INSS. Portanto, para receber as informações oficiais, registrar reclamações ou tirar dúvidas aconselhamos a ligação para o telefone do INSS: 135.
Nota 2: Somente insira seus dados pessoais no site oficial do INSS. Tome cuidado para não acessar sites piratas e ser vítima de golpes.
Rafael Guedes nasceu no Rio de Janeiro, se formou em Ciências Atuarias na UERJ e está finalizando também o curso de Ciências Contábeis. Trabalhou em diversas empresas de consultoria e decidiu criar este espaço para ajudar milhões de brasileiros a conhecerem melhor os diversos benefícios oferecidos pelo INSS.
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